A revisão de textos



Conheça o trabalho de Jean-Sebastien Monzani


Caríssimo(a).

“Escrever é uma arte”, como já disse... Bem, não me consta no momento quem é o autor original desta frase, o que não vem a ser uma informação relevante, uma vez que você, certamente, já a ouviu repetidas vezes por aí. Tornou-se um clichê, o que, embora dispense o conhecimento das fontes, não dispensa o crédito.

O ato de escrever apresenta-se, de fato, como atividade de cunho artístico. Não obstante, diferentemente das demais artes – advindas apenas de seres privilegiados por Sarasvati com o dom da criatividade –, escrever ‘bem’ é necessário a todos, sem exceção, como uma das condições primeiras para o exercício da cidadania.

Sendo assim, não havendo seres contemplados com o dom dos conhecimentos gramaticais, textuais e discursivos, se faz necessária a intervenção do profissional do texto, a quem cabe conduzi-lo(a) pelo seu próprio texto de modo a propiciar reparos, ajustes e adequações.

O meu objetivo aqui é apresentar-me a você como esse profissional apto a prestar-lhe serviços de revisão de textos, o que, diferente do que se pensa, envolve não só adequação ortográfica e gramatical, mas também questões de ordem textual, comunicacional e discursiva. Explico: seja em texto escrito ou oral, já lhe deve ter acontecido de, havendo-o produzido na melhor das intenções, um dado interlocutor compreendê-lo mal ou mesmo sentir-se ofendido com o dito? Pois então. Em se tratando do texto escrito, faz-se essencial a intervenção do revisor, a quem cabe identificar problemas de ambigüidade, coerência entre conteúdo e proposta etc.

Não sei se por minha formação na área educacional ou se pela minha firme defesa à educação, vejo o trabalho com a revisão como sendo também de cunho didático, uma vez que o mesmo, mais do que uma mera adequação ortográfica e gramatical, envolve também a orientação textual, que possibilitará ao solicitante – ou ”aluno” – ter ciência da causa das alterações, de pontos carentes de melhor desenvolvimento e de problemas diversos. Para tanto, conto com uma vasta fonte de consulta, visando atualizar-me nas mais diversas áreas do conhecimento, o que me possibilita não interferir em seu texto, mas dialogar contigo com alguma mínima autoridade no concernente ao tema da obra a ser revisada.

Bom, após essa breve explanação acerca do ofício, siga consultando as demais páginas referentes ao mesmo, a fim de conhecer as especificidades do meu trabalho, que tem em evidência características como a organização, o esmero, a responsabilidade e comprometimento com você e o texto a ser trabalhado.



Consulte também:
Currículo 
A revisão de textos

 
(Marm)anjo caído... ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates