sexta-feira, 14 de agosto de 2020

O dinossauro na autoestrada

Se você tem mais de duzentos e vinte e sete anos, certamente conhece este quadro (risos). Tal como os misteriosos “quadros das crianças chorando”, ele era comumente encontrado em casas mais humildes.

Recordo de, em criança, ficar observando-o em nossa casa lá no bairro Itaipu, onde morei até os meus dez anos de idade. A sensação que ele me causava, porém, não era boa, visto que – inocente que eu era –, concebia-o como uma fotografia, e não como a pintura que de fato é. Lembro de perguntar aos meus pais se aquilo havia acontecido por perto ou em outro país, sendo essa última possibilidade tranquilizadora para mim.

A vulnerabilidade dos motoristas – confirmada pelo veículo capotado – diante da criatura gigantesca me assustava, provocando um misto de pavor e piedade.

Não sei que fim teve aquele quadro. Apenas sei que o mesmo não nos acompanhou quando nos mudamos no final de 1994.

E hoje sei também que se trata de um quadro de 1980, intitulado “Dinosaurier auf der Autobahn" (O dinossauro na autoestrada) e de autoria do suíço Giuseppe Reichmuth. Parece-me que o pintor nasceu em 1944, mas não sei o que anda fazendo ou se ainda vive. É possível que haja sido engolido por um dinossauro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário